[dendê] Part-time job na Noruega

Aquelas 20 horas semanais que são autorizadas no seu visto e que podem ajudar a salvar a sua vida, né colega?

Olha, trago boas e más notícias a respeito dessas 20 horas. A boa notícia é que o salário aqui é obviamente melhor do que no Brasil. No Brasil, o decreto de 23 de dezembro do ano passado dizia que o salário mínimo era 3,29 reais por hora enquanto aqui na Noruega o salário mínimo é de 38 reais por hora. Mas calma aí. A verdade é que é muito difícil um imigrante conseguir um trabalho que pague o mínimo! Absurdo, né, mas se você não fala norueguês, complica bastante.

Eu decidi que queria trabalhar de babá porque é algo mais fixo e que não preciso trabalhar nos finais de semana (daí posso ir pra Inglaterra) e, adivinhem? Me ofereceram algo equivalente a 24 reais por hora... Pois é, bem menos do que seria o salário mínimo, mas depois de dar uma pesquisada, percebi que é isso mesmo e as famílias oferecem 2000 coroas mensais por cada dia (8 horas) de trabalho como nanny. Então se eu ia trabalhar por 16 horas (dois dias), me ofereciam sempre 4 mil coroas por mês, ou seja, 1.549 reais!! :(((

Só que daí eu arranjei uma casa com mais de uma criança e isso aumentou um pouco o salário pra 81 coroas por hora. O que ainda é muuuuito pouco, acreditem. Quando eu falo pra meus colegas noruegueses sobre o quanto eu recebo aqui, eles ficam chocados e falam que isso é ilegal.


Sábado conheci uma moça brasileira que me disse que faz faxina aqui e ganha 200 coroas por hora. Ela disse que os noruegueses não são exigentes, então que a faxina não é aqueeeela coisa super bem feita como ela fazia no Brasil, mas o lado ruim de fazer faxina é que cada casa só precisa de faxina duas vezes por semana, no máximo, então você precisa ter vários contatos pra conseguir encontrar lugares suficientes pra trabalhar e ter uma boa renda.


Mas é claro que nem só de faxina e babysitter vivem os empregos na Noruega e, já que eu sou muito boazinha, vou dar o maior presente que vocês podiam receber na vida e passar adiante a página da minha universidade explicando (em inglês, sorry) tim tim por tim tim sobre sites onde você pode arranjar emprego, quais os períodos em que você pode trabalhar e por quanto tempo, empregos mais indicados pra estudantes que não falam norueguês e como obter dedução nos impostos sobre o seu salário: Clique aqui e seja feliz!

Uma dica extra é esse site onde eu encontrei o e-mail de váaaarios pais solicitando uma dagmamma (que é ligeiramente diferente de uma babá, porque a ideia inicial seria que essa pessoa traria as crianças pra sua própria casa junto com mais uma criança ou duas para todos os pimpolhos poderem socializar, mas é claro que tem gente que quer só uma babá mesmo pra ficar olhando seupestinha filhinho). Clique aí no tradutor pra inglês e divirta-se enviando e-mails pra meimundo de pai e mãe. Eu acho que enviei meu currículo, minha carta de apresentação e uma fotinha pra uns trinta casais e recebi resposta de seis. Vou até postar aqui o modelo do meu currículo e da minha carta de apresentação pra vocês terem mais ou menos uma ideia de como fazer, olha:


Clica aí que aumenta! Essa cartinha eu coloco no corpo do e-mail.


Esse é o meu CV em norueguês. Bem cocozento, mas é pra trabalhar de babá e não pra conseguir estágio na Ford, né?


A foto que eu sempre mando minha com C. A menininha mais velha que eu cuidei no Brasil.
Bem, por hoje foi isso, povo. Quem tiver lido todo o informativo da minha faculdade e ainda tiver dúvida, misericórdia, viu?  hahaha Mas pode perguntar nos comentários que eu respondo e se tiver a resposta lá, vou dar de chinelada em vocês!  haha Obrigada pelo suporte aqui e no facebook e por me incentivarem a postar mais. Se alguém tiver mais alguma dúvida plmdds, me fala pra eu fazer um post porque, às vezes, eu fico assim meio sem assunto. Volte sempre! :)

Comentários

  1. Olá obrigado por suas dicas.
    A minha dúvida é, só é possível para estudantes essas vagas??

    ResponderExcluir
  2. Ate quantos anos ? Como se escreve nesse trabalho?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas